quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Por Que Doar Sangue

O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele. É um tecido de extrema importância para o funcionamento da máquina humana e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por este motivo a doação é tão importante.

Alguns mitos levantados por pessoas sem a devida instrução têm colaborado para que os hemocentros recebam menos doadores. Entre eles estão: 

- Quem doa sangue uma vez tem que continuar doando pelo resto da vida; 
- A doação "engrossa" o sangue, entupindo as veias; 
- A doação faz o sangue "afinar", "virar água", provocando anemia; 
- Doar sangue engorda; 
- Doar sangue emagrece; 
- Doar sangue vicia; 
- Mulheres menstruadas não podem doar sangue; 
- "Posso ficar sem sangue suficiente"; 
- Os doadores correm risco de contaminação. 

Segundo Vânia de Oliveira, da Fundação Pró-Sangue, o doador não corre nenhum dos riscos citados acima. "A reposição do plasma leva 24 horas e os glóbulos vermelhos se reproduzem em quatro semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de ferro que apresentava antes da doação, são necessários de 40 a 60 dias para os homens e de 50 a 90 dias para as mulheres. Todas as exigências de higiene são seguidas a risca para que o voluntário, o receptor e a equipe não corram risco de contaminação", acrescenta. 



Requisitos Basicos para doação de Sangue


O voluntário passa por três etapas  antes que o sangue seja retirado. A primeira consiste no cadastro de dados pessoais, em seguida é feita uma triagem clínica que inclui um questionário sobre a saúde da pessoa, um teste de anemia, a verificação da pressão arterial e o peso do doador. A terceira etapa consiste no que a equipe do hemocentro chama de Voto de Auto Exclusão, nessa fase o candidato tem a oportunidade de dizer se tem comportamento de risco para Aids. Sua identidade é preservada, pois a bolsa é identificada por meio de um código de barras. Se a resposta for SIM, ele fará a doação, o sangue passará por todos os testes e, mesmo que os resultados forem negativos, a bolsa será desprezada. Caso a resposta seja NÃO, a bolsa só será utilizada se todos os exames apresentarem resultados negativos. 

http://www.prosangue.sp.gov.br/home/Default.aspx




O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.