
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." 2CORÍNTIOS 4.17_18
Hebraico = Ruach
Grego = Pneuma que significa respiração ou vento.
“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” JOÃO 15.26
O espírito santo tanto procede do PAI como procede do FILHO.
É da mesma substancia, majestade e gloria que a do PAI e a do FILHO.
O PAI é primeiro em ordem e operação, enviando o FILHO e o espírito, e operando mediante Eles.
É o FILHO unigenito do PAI desde a eternidade, o ESPÍRITO SANTO é o espírito do FILHO assim como é do PAI.
ESPÍRITO SANTO é uma pessoa a Bíblia revela isso.
“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. ” JOÃO 16.7_8
“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.”
JOÃO 16.13
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” JOÃO 14.26
O ESPÍRITO SANTO não é um mero atributo ou energia;
O ESPÍRITO SANTO convence o mundo do pecado;
O ESPÍRITO SANTO guia em toda verdade;
O ESPÍRITO SANTO anuncia coisas futuras;
O ESPÍRITO SANTO testifica;
O ESPÍRITO SANTO ensina;
O ESPÍRITO SANTO faz lembrar as coisas de CRISTO.
Há uma Esperança!
Na maioria das igrejas Evangélicas dos dias de hoje, vimos que a prioridade em relação ao evangelismo é dos adultos e jovens na fase da adolescência. Poucos são os ministérios que se dedicam em preparar e treinar pessoas para o evangelismo infantil. Sempre nos deparamos com igrejas em que a função da Escolinha infantil é basicamente impedir as crianças de atrapalhar os cultos, mas na verdade, a escolinha infantil é uma das melhores formas de educar as crianças para a vida cristã.
O evangelismo infantil é a forma que Deus nos deu para levar a palavra do Senhor até as crianças que não vão à igreja ou que não são capazes de ir, como as crianças que se encontram enfermas ou internadas, ou até as que possuem pais sem interesse em buscar a Deus.
O evangelismo infantil tem como finalidade, mostrar às crianças o caminho da Salvação e ajudá-las neste percurso. Quando não damos importância em evangelizar as crianças, estamos ignorando parte da ordem de Jesus em MARCOS 16.15.
Poderemos levar crianças a Cristo em qualquer lugar e a qualquer hora; basta lembrarmos que a criança é uma pessoa pequena. Ela tem alma, e se morrer sem salvação após o período da inocência não passará sua eternidade ao lado de Jesus. Cabe a nós estarmos alertas as oportunidades, pois ganha-las para Cristo é bíblico.
A bíblia manda ensinar a criança:
- “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” MARCOS 16.15
- “Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.” MARCOS 10.14
- “Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.” MATEUS 18.14
A bíblia prova que a criança é pecadora e pode se perder:
- “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” ROMANOS 5.12
- O fato de Jesus declarar que não é vontade do Pai que uma criança se perca indica que ela esta em perigo.
MATEUS 18.14
A bíblia mostra claramente que uma criança pode ser salva:
- Crianças foram incluídas entre os “santos” de Éfeso “VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.” EFÉSIOS 6:1
- Jesus falou “destes pequeninos que crêem em mim”. “Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.”
MATEUS 18.6
- O menino que Jesus pois no meio dos discípulos foi uma criança pequena como se pode verificar em “E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes:” MARCOS 9.36, onde lemos que Jesus tomou-a em Seus braços. Até que idade normalmente uma criança é tomada nos braços?
- A criança é humilde; não é difícil para ela confessar-se pecadora e aceitar a salvação que Deus lhe oferece.
- A criança é sensível ao reconhecer o pecado, não tem coração endurecido.
- A criança é confiante, acreditando facilmente naquilo que os pais e professores lhe ensinam.
- A vida da criança esta livre de muitas complicações.e problemas que dificultam a conversão do adulto.
Lembremo-nos, ainda, que as crianças dependem de nós para mostrar-lhes o caminho certo. Falharemos?Ganhando uma criança para Cristo, ganhasse uma vida inteira que poderá ser utilizada no serviço de Deus.
O peregrino é um clássico universal, traduzido para quase todas as línguas, e no Ocidente somente a BÍBLIA ultrapassa sua popularidade.
OBS.: Existe o filme já nas locadoras, mas para quem não leu o livro eu recomendo ler antes.
A mídia...
Considere o efeito em nossas crianças causado pela mídia de massa, isto é, TV, filmes e vídeos:
- As crianças estão assistindo à violência em uma taxa sem igual em qualquer outra geração na história;
- A violência aumentou 720% desde 1982;
- Os filmes podem "criar" uma forma de violência que não pode ser vista normalmente;
- A exposição constante à violência cria uma insensibilidade a ela na vida real;
- Um em cada seis filmes mostra uma cena de estupro;
- Nenhuma outra geração na história da humanidade, recebeu uma grande parte de sua 'socialização' a partir de um aparelho;
- Os valores culturais que a TV está ensinando: Nada é proibido — sexo fora do matrimônio; eutanásia; homossexualidade; aborto; uso de drogas; consumo de álcool; assassinato;
- A televisão está dessensibilizando as pessoas;
- A violência sexual agora é muito comum na música e nos filmes. Definição: A falsa mensagem que a mulher gosta de violência e de sentir dor durante o ato sexual e que é inferior ao homem em valor social. Os filmes de terror tipicamente mostram relacionamentos sexuais com esse tipo de situação. Não é de se admirar que nossa sociedade esteja lutando com uma epidemia de ataques e de crimes sexuais.
As crianças estão assistindo violência em um nível como nenhuma outra geração na história.Uma das concepções errôneas mais comuns que as pessoas têm é que o material podre que as crianças estão recebendo hoje não é diferente dos que elas (os pais) receberam quando cresceram nos anos 50 e 60. Isso simplesmente não é verdade. No entanto, a Bíblia predisse que essa seria a atitude dominante entre as pessoas nos últimos dias:
"Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa de sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação." 2 Pedro 3:3-4
“Desde os tempos de nossos pais, todas as coisas hoje são iguais às que enfrentei quando era criança”, seria a paráfrase moderna dessa profecia bíblica sobre a atitude das pessoas nos últimos dias, logo antes do início da Tribulação. Não se deixe enganar: nossas crianças estão enfrentando uma torrente sem precedentes de lixo moral e mental, e estão sendo condicionadas a se tornarem os maiores pecadores e criminosos que o mundo já viu.
A exposição contínua à violência cria uma insensibilidade a ela no mundo real.,
qual é o efeito desse tipo de programação na sociedade?
"A violência na mídia cresceu 720% desde 1982."
O que a Bíblia diz sobre isso? Pode uma pessoa expor-se a todo o pecado que quiser, sem sofrer nenhuma consequência?
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." Gálatas 6.7_8
Como o grão de milho só produz milho, e o grão de trigo só produz trigo, assim também a corrupção somente produzirá a corrupção.
Não sou radical a acerca de assistir televisão, filmes, jornal pois tem noticias, documentarios, filmes otimos nos meios de comunicação do mesmo jeito que o avião nos proporciona agilidade e ganho de tempo ele foi transformado em uma arma de guerra,então assim íamos considerar o avião uma praga?
Santos-Dumont nunca aceitou o fato de que sua invenção fosse utilizada para fins bélicos, tão bem demonstrado durante a Grande Guerra de 1914-1918. Ele acreditava que o avião deveria servir para unir as pessoas, como meio de transporte e, por que não, de lazer.
Então, TV, filmes, revistas, jornais nos trazem informações boas, mas infelizmente a mente humana esta a controle do mal, onde tudo o que se faz tem que haver violência e pornografia, temos que cuidar o que as crianças estão assistindo e educa las pois não adianta falar que não pode sem explicar o porque.
O abuso
Exploração sexual no ambiente familiar aumentou 250%, diz estudo do governo
A violência contra crianças e adolescentes avança e parece não dar sinais de trégua. os números mostram crescimento de 46% nas denúncias de crimes para esta faixa etária na comparação entre os quatro primeiros meses de 2009 e 2010.
De Janeiro a abri deste ano, o Disque Direitos Humanos recebeu 1.298 denúncias contra 888 registradas no mesmo período do ano passado.
Levantamento parcial feito pela Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) mostra que nos quatro primeiros meses deste ano, as denúncias de exploração sexual de menores no ambiente familiar cresceram nada menos que 250%. Neste ano foram 24 telefonemas, contra oito de igual período do ano passado.
No primeiro ano de lançamento do Disque Direitos Humanos – se comparando maio de 2008 a abril de 2009 –, o crescimento foi de 50%, com 2.879 denúncias recebidas contra 1.925 referentes ao período anterior à campanha. Já comparando os dois anos de implantação do projeto, o aumento é de 41% (4.060 contra 2.879).
Relatório do UNICEF aponta que entre 5% e 10% das crianças sofrem abusos com penetração
Um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) informa que entre 5 e 10% das crianças dos países industrializados são vítimas de abusos sexuais com penetração durante a infância.
"Durante toda a infância, de 5 a 10% das meninas e até 5% dos meninos são vítimas de abuso sexual com penetração, e um número três vezes maior de crianças sofre alguma forma de abuso sexual", divulgou o relatório Progresso para as Crianças: um Balanço da Proteção da Criança.
"A cada ano, pelo menos 4% das crianças dos países industrializados são vítimas de maus-tratos físicos, e uma criança em cada dez é vítima de negligência ou maus-tratos psicológicos, em 80% dos casos, por seus pais ou tutores", diz o estudo da UNICEF.
De maneira geral, "o número de crianças no mundo expostas à violência, à exploração e aos maus-tratos é profundamente perturbador", destaca o fundo, que publica o relatório por ocasião dos 20 anos da Conveção da ONU para os Direitos da Criança.
Duas em cada três crianças no mundo sofrem castigos corporais. Entre 500 milhões e 1,5 bilhão são vítimas anualmente de algum tipo de violência, acrescenta.
Além disso, mais da metade das crianças detidas no mundo não foram nem julgadas nem condenadas, enquanto o trabalho infantil é uma realidade para mais de 150 milhões de crianças entre 5 e 14 anos de idade, segundo a UNICEF.
Cerca de 51 milhões de crianças não foram registradas ao nascer, metade delas no sul da Ásia. O relatório ressalta que crianças que não têm registro de nascimento estão mais expostas aos riscos da exploração sexual e da adoção ilegal.
Mais de um bilhão de crianças vive em regiões afetadas por um conflito armado e 18 milhões estão deslocadas, enquanto mais de 250 mil são recrutadas por grupos armados.
Abuso sexual atinge até 30% de crianças de países ricos.
"SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."2TIMÓTEO 3.1_5
Oremos pelas crianças do mundo!
No Brasil...
O Brasil possui uma população de cerca de 190 milhões de pessoas, dos quais quase 60 milhões têm menos de 18 anos de idade, o que equivale a quase um terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe.
Contudo, as crianças são especialmente vulneráveis às violações de direitos, à pobreza e à iniquidade no País. Por exemplo, 31% da população vive em famílias pobres, mas, entre as crianças, esse número chega a 50%. As crianças negras, por exemplo, têm quase 70% mais chance de viver na pobreza do que as brancas; o mesmo pode ser observado para as crianças que vivem em áreas rurais. Na região do Semi-árido, onde vivem 13 milhões de crianças, mais de 70% das crianças e dos adolescentes são classificados como pobres. Essas iniquidades são o maior obstáculo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) por parte do País.
Dos 3 milhões de crianças que completam 1 ano de idade, 370 mil não possuem registro de nascimento (2005), e, portanto, vêem negado seu direito a uma identidade. Dos 11 milhões de crianças menores de 3 anos, mais de 80% não frequentam creches.
Aproximadamente uma em cada quatro crianças de 4 a 6 anos estão fora da escola. 64% das crianças pobres não vão à escola durante a primeira infância. A desnutrição entre crianças menores de 1 ano diminuiu em mais de 60% nos últimos cinco anos, mas ainda cerca de 60 mil crianças com menos de 1 ano são desnutridas.
Com 97,6% das crianças de 7 a 14 anos na escola, o Brasil ainda tem 660 mil crianças nessa idade fora da escola, das quais 450 mil são negras. Nas regiões mais pobres, como o Norte e o Nordeste, somente 40% das crianças terminam a educação fundamental. Nas regiões mais desenvolvidas, como o Sul e o Sudeste, essa proporção é de 70%. Esse quadro ameaça o cumprimento pelo País do ODM 2 – que diz respeito à conclusão de ciclo no ensino fundamental.
O Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8ª série e apenas 40, o ensino médio. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência e gravidez na adolescência. Em 2003, 340 mil adolescentes (12-17 anos) tornaram-se mães.
As crianças são especialmente afetadas pela violência. Embora os sistemas de notificação e informação sobre violência contra a criança sejam fracos, os dados existentes sugerem que 96% dos casos de violência física e 64% dos casos de abuso sexual contra crianças de até 6 anos sejam cometidos por familiares. No caso dos adolescentes, a violência tem lugar fora de casa. Nas duas últimas décadas, o número de homicídios de adolescentes (15 a 19 anos) aumentou quatro vezes. Tais homicídios afetam desproporcionalmente os meninos negros das famílias pobres das áreas urbanas. Há 956 municípios, onde há casos de exploração sexual reportada.
Fonte:UNICEF
O que fazer? Iniciamos com muita oração,e pedindo orientação ao espírito santo para nos guiar pois querendo podemos fazer algo em nossos bairros, cidades, Estados, no Pais.Nos como Igreja não podemos fechar os olhos para o que esta acontecendo, muito menos criar um estado de aceitação, como a humanidade esta, achando tudo normal.
“E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”
Deuteronômio 6:6-7