quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Igreja Universal diz que credibilidade da Folha de S.Paulo está em cheque

Em reportagem publicada nesta terça-feira, 24 de agosto, o jornal Folha de S. Paulo destacou que a Igreja Universal do Reino de Deus está sendo investigada nos Estados Unidos por suspeita de haver praticado crimes de lavagem de dinheiro e conspiração, que no Brasil seria equivalente ao que se chama de formação de quadrilha. De acordo com a publicação, dois doleiros brasileiros teriam dito à Promotoria de Nova York que remeteram ilegalmente o equivalente a R$ 420 milhões do Brasil para Nova York entre 1995 e 2001. A reportagem diz ainda que, conforme teriam dito os doleiros, as remessas eram de cerca de R$ 5 milhões por mês.

Em nova matéria divulgada hoje, 25 de agosto, o jornal deu a seguinte manchete: "Justiça anula provas contra Igreja Universal". Segundo a última publicação, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou nulas provas de movimentação bancária vindas dos Estados Unidos numa investigação sobre a igreja de Edir Macedo.

No site Arca Universal, a igreja se manifestou se referindo ao periódico de Octávio Frias como "Jornalismo Vergonha". "Um dia após publicar essa notícia, a Folha de S. Paulo volta a tocar no assunto, dessa vez, não com o mesmo destaque, já que se tratava do fato de o Tribunal de Justiça de São Paulo ter considerado que a 'prova' apresentada contra a Igreja Universal é "imprestável como prova documental de natureza bancária'.

"O que é iteressante, nisso tudo, é que a notícia que era requentada, que havia sido copiada pela Folha de S. Paulo de seu principal concorrente, ontem, aparecia em letras garrafais, para que todos pudessem ver. Hoje, entretanto, ao ter que repercutir o assunto com a manchete “Justiça anula provas contra a Universal", o jornal não dava, nem de longe, o mesmo destaque. Por tudo isso, aquele que é considerado um dos principais jornais do País está colocando, cada dia mais, sua credibilidade em cheque", publicou o site da igreja.

Fonte: Guia-me / Folha de S. Paulo / Arca Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário